Veja como tratar as manchas na pele negra

A pele é o maior órgão do corpo humano e fica exposto diariamente às agressões ambientais, como poluição e luz solar. Por isso, necessita de cuidados especiais para manter-se saudável e com boa aparência.

Rotinas diárias de limpeza, tonificação e hidratação — principalmente para o rosto, que é a região mais sensível — não podem faltar. E os diferentes tipos de pele também exigem cuidados específicos.

Quais as diferenças entre os tons de pele?
Além da diferença de tom, a pele branca e a negra têm estruturas que justificam a necessidade de cuidados diferenciados para cada uma. A primeira diferença diz respeito à quantidade de melanina, que é o pigmento da pele — a negra contém mais dessa proteína do que a branca, o que predispõe ao surgimento de manchas hiperpigmentadas na pele.

Em contrapartida, a maior pigmentação confere uma proteção natural contra a radiação solar, além de reduzir os efeitos do fotoenvelhecimento e minimizar o aparecimento de rugas e a flacidez. Outro ponto é que a cicatrização da pele negra está mais associada ao surgimento de queloides, devido ao aumento da atividade dos fibroblastos.

Os níveis de oleosidade também são diferentes: a pele negra costuma ser mais ressecada no corpo e mais oleosa no rosto, enquanto que a branca geralmente tem mais uniformidade nesse sentido. Isso faz com que, normalmente, as pessoas negras sejam mais acometidas pela acne.

O que causa manchas na pele negra?
Como citei, a pele negra apresenta maior quantidade de melanina, mais especificamente a eumelanina, que produz pigmentos acastanhados. Essa proteína tem a capacidade de causar uma hiperpigmentação em qualquer parte do corpo, principalmente no rosto, axilas, joelhos, cotovelos e virilhas, que são as áreas mais expostas às intervenções externas, como atrito de roupas ou ação do clima.

Dessa forma, qualquer agressão, irritação ou inflamação que acomete a pele negra pode resultar no aparecimento de áreas escuras.

Como evitar que as manchas apareçam?
Alguns cuidados especiais podem ser tomados para evitar o surgimento de manchas na pele negra.

Protetor solar
A pele negra apresenta proteção natural contra a radiação solar, mas isso não significa que as pessoas com esse tom de pele não necessitam de cuidados extras. Recomenda-se o uso diário de protetor solar especial para o rosto com fator 15, mesmo em dias nublados e em ambientes fechados.

Limpeza
O maior nível de oleosidade da pele negra está relacionado ao surgimento da acne, que pode posteriormente causar o aparecimento de manchas escurecidas. Por isso, recomenda-se o uso de sabonetes antioleosidade para limpeza facial duas vezes ao dia, seguido do uso de tônicos especiais para essa área do corpo.

Hidratação
Apesar de o rosto ser mais oleoso, ele ainda precisa de hidratação. A pele negra tem uma epiderme mais espessa que a protege de agressões externas, porém também impede que todos os componentes dos hidratantes sejam devidamente absorvidos. Por isso, recomenda-se o uso diário de cremes, principalmente nas regiões mais secas, e deve-se evitar banhos muito quentes, pois eles ressecam mais a pele.

Como tratar as manchas na pele negra?
Se você já tem manchas confira alguns produtos e tratamentos que ajudam a minimizar o escurecimento de pequenas áreas.

Cremes clareadores
Alguns cremes podem ajudar no clareamento das manchas na pele negra ou em sua prevenção. Os produtos com ativo niacinamida são bem-vindos, pois a substância presente neles ajuda na regulação da produção da melanina. Sua ação é a de equilibrar a transferência do pigmento para a parte superior da pele, o que favorece a uniformização do tom da pele do rosto.

Peeling químico
Esse tratamento consiste na aplicação do ácido retinóico, também conhecido como vitamina A, com o intuito de promover a descamação progressiva da derme e estimular a produção de diferentes tipos de colágeno. Os resultados do peeling químico incluem:

uniformização do tom da pele do rosto;
clareamento de manchas;
reorganização das fibras elásticas danificadas pela exposição solar;
melhora da irrigação e hidratação da derme.

Laser
É preciso cuidado para a aplicação desse tratamento, justamente devido à grande quantidade de melanina na pele negra — um laser mais agressivo pode até levar ao aparecimento de novas manchas. Existem aparelhos especialmente indicados para esse tipo de pele, com tecnologias que privilegiam a maior penetração da luz, sem grande absorção na superfície da derme (local onde há maior concentração de melanina).

Por fim, é importante lembrar que todos os tratamentos de manchas na pele negra devem ser acompanhados por profissionais especialistas, dessa forma, é possível garantir a segurança e a eficácia das técnicas utilizadas.

Fale agora conosco!