Acne é o nome dado a espinhas e cravos que surgem devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilos sebáceos.
Além do incômodo das lesões, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode afetar a autoestima.
O ideal é a acne ser tratada o mais precocemente possível por um dermatologista. Seu controle é recomendável não só por razões estéticas, como também para preservar a saúde da pele e a saúde psíquica, além de prevenir cicatrizes (marcas da acne) tão difíceis de corrigir na idade adulta.
A melhor forma de evitá-las é começar o tratamento adequado o mais cedo possível. Ou seja, a acne tem tratamento e pode ser curada ou controlada, porém, isso pode levar bastante tempo.
Os melhores e principais procedimentos realizados para cicatrizes de acne são: peeling físico, químico e a laser, luz pulsada e esfoliações químicas. Não manipular as lesões e proteger contra o sol são ações coadjuvantes importantes durante o tratamento.
Cuidado e prevenção são importantes.
A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pela acneica ou oleosa. Também se deve evitar cosméticos que aumentem a oleosidade. Acne tem forte componente genético, e não se relaciona diretamente com alimentação.
A pele pode melhorar após a exposição ao sol, porém, essa melhora é apenas temporária e a exposição exagerada acarreta piora do quadro. As pessoas com acne, como todos, devem se expor ao sol de maneira cuidadosa, racional e orientada.